Sistema Elite BHSistema Elite BHSistema Elite BHSistema Elite BH
  • Sobre
  • Extensivo 2018
  • Diferenciais
  • Professores
  • Faça sua Matrícula
  • Área Acadêmica
    • Conteúdos do Curso
    • Resultados Acadêmicos

Confira as mudanças anunciadas para o ENEM 2017

    Home Classic Confira as mudanças anunciadas para o ENEM 2017
    NextPrevious

    Confira as mudanças anunciadas para o ENEM 2017

    By Camila Reis | Classic | 0 comment | 9 março, 2017 | 0

    O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quinta-feira, 9, em coletiva de imprensa, as mudanças previstas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. As medidas são resultado do amplo debate do MEC com a sociedade, por meio da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano.

    O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância do debate e das mudanças para o aprimoramento do exame. “Com essas medidas, nós estamos buscando um aperfeiçoamento operacional do exame e deixaremos prontas todas as adequações futuras pelas quais o Enem terá que passar em decorrência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que nós esperamos que esteja pronta este ano”, destacou.

    Já em relação à consulta pública, o ministro destacou a inciativa da gestão. “Foi uma atitude corajosa do MEC porque, uma vez feita a consulta, você tem que contemplar a opinião pública. E nós sentimos que ela está plenamente contemplada com as medidas que o ministério tomou.”

    A presidente do Inep, Maria Inês Fini, revelou que um dos pontos fortes da mudança é o reforço na segurança do candidato e do resultado do Enem. “Agora, o participante vai se sentir extremamente confortável por poder realizar a prova identificada. Ele vai realizar a prova com o nome dele e o cartão de resposta também terá sua própria identificação. Isso aumenta muito a segurança de cada participante.”

    Confira as mudanças:

    Datas – A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.

    Redação ­– Também atendendo a milhares de solicitações, a redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

    Certificação – O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.

    Essas e outras mudanças, apresentadas na coletiva, são parte do resultado do amplo debate promovido pelo MEC, que promoveu uma Consulta Pública por meio do Inep entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano. O resultado da consulta orientou parte dos avanços no exame que passam a valer já nesta edição, a ser realizada nos dias 5 e 12 de novembro de 2017.

    A portaria que regulamenta todas as mudanças será publicada em 24 de março. Até 10 de abril está prevista a publicação do Edital. As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio.

    Segurança – Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.

    O Enem 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

    Atendimento – A aplicação em dois domingos soluciona a situação dos sabatistas, que acessavam o local de prova no mesmo horário dos demais, mas só começavam a responder as questões às 19h. Os participantes que guardam o sábado por questões religiosas, e representaram 76 mil inscrições em 2016, não ficarão mais submetidos ao confinamento de 5 horas.

    Outra mudança é em relação ao atendimento especializado. A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.

    Isenção – O Ministério da Educação seguirá concedendo a gratuidade para concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior. Passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.

    A comprovação, a partir do Enem 2017, será mais completa. O participante deverá informar, no ato da inscrição, seu número de Identificação Social (NIS). O sistema de inscrição permitirá busca automática. Em situação excepcional, o participante poderá declarar que atende às condições do decreto e da lei que permitem a gratuidade, mas se for verificado que a declaração é inverídica o candidato pode ser eliminado em qualquer etapa do processo. Até 2016, o benefício era concedido mediante autodeclaração e não havia nenhuma verificação da conformidade da informação.

    Na edição de 2016, com 8.627.195 inscritos, 1,1 milhão deles (13%) sequer acessou o cartão de confirmação de inscrição. Além disso, 2,5 milhões (30%) faltaram ao exame. A partir de 2017, o participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para o Enem 2018, caso queira usá-lo. A não ser que justifique ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecimento. Não haverá mais justificativa por autodeclaração.

    Em 2016, os pagantes representaram 23% (2 milhões) do total de inscritos e 77% dos inscritos não pagaram a taxa. Desses, 59% tiveram a carência deferida por comprovarem baixa renda e 18% por estudarem em escola pública.

    Consulta – Disponível de 18 de janeiro a 17 de fevereiro, a consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 601.352 respostas.  A população foi consultada sobre três aspectos. A primeira pergunta questionava se a aplicação deveria manter o formato atual, em dois dias, ou ser realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões e redação, e 5 horas e 30 minutos de duração. Trinta e seis por cento dos respondentes votaram por prova em um dia, mas a maioria, 63,7%, preferiu a manutenção em dois dias.

    A segunda pergunta complementava a anterior ao consultar a população se, caso o exame continuasse sendo aplicado em dois dias, quais deveriam ser essas opções. Quarenta e dois por cento votaram por provas em dois domingo seguidos, 34% por domingo e segunda-feira (que se tornaria um feriado escolar), e 23%, a minoria, votaram pela manutenção das provas no sábado e domingo de um mesmo fim de semana. A terceira questão buscou a opinião dos brasileiros sobre a aplicação do Enem por computador, mas 70% votaram contra.  Também foi dada ao participante a oportunidade de fazer sugestões para o aprimoramento do exame em um texto de, no máximo, 300 caracteres.

    Fonte: MEC

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

    Relacionado

    No tags.

    Camila Reis

    More posts by Camila Reis

    Related Post

    • Enem 2018: 5 mudanças que você precisa saber

      By Eduardo Araujo | 0 comment

      As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, e o edital, já publicado no dia 21 de março, apresentou novidades algumas novidades. Acompanhe as cinco mudançasRead more

      Compartilhe isso:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

    • Enem 2018: pedido de isenção da taxa de inscrição já pode ser feito; veja quem tem direito

      By Eduardo Araujo | 0 comment

      Candidatos terão até 11 de abril para fazer solicitação. Quem não compareceu aos dois dias de prova em 2017 também terá mesmo período para justificar ausência.   Candidatos que têm direito à isenção na taxaRead more

      Compartilhe isso:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

    • Enem 2017: espelhos da redação estão disponíveis para candidatos

      By Camila Reis | 0 comment

      Os espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) 2017 foram disponibilizados aos candidatos nesta segunda-feira (19), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É preciso entrar no portalRead more

      Compartilhe isso:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

    • Procrastinação aqui não!

      By Eduardo Araujo | 0 comment

      Se você é daqueles que deixou para começar a estudar só depois do Carnaval, você iniciou o ano procrastinando. Procrastinar é aquele famoso “deixar para depois o que poderia já ter sido resolvido”.  É verdadeRead more

      Compartilhe isso:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

    • SISU 2018: Último dia de inscrições!

      By Eduardo Araujo | 0 comment

      Estudantes de todo o Brasil têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26) para acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e escolher até duas opções de curso em instituições públicas. Quem já se inscreveuRead more

      Compartilhe isso:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

    • MEC libera o acesso à consulta de vagas do SISU 2018

      By Eduardo Araujo | 0 comment

      O Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta terça-feira (12), o acesso à consulta de vagas a serem disponibilizadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Os candidatos podem pesquisar por curso, universidade ou município. As inscriçõesRead more

      Compartilhe isso:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

    • 14 temas que podem cair na redação do ENEM

      By Eduardo Araujo | 0 comment

      Tradicionalmente os temas da redação envolvem problemas brasileiros, sempre com um viés humanista, que exigem uma proposta de intervenção. O tema sempre vem acompanhado de textos ou imagens motivadoras para inspirar os candidatos. Veja asRead more

      Compartilhe isso:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

    • Apostas dos professores para os temas da redação do ENEM

      By Eduardo Araujo | 0 comment

      Tradicionalmente os temas da redação envolvem problemas brasileiros, sempre com um viés humanista, que exigem uma proposta de intervenção. O tema sempre vem acompanhado de textos ou imagens motivadoras para inspirar os candidatos. Veja asRead more

      Compartilhe isso:

      • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
      • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
      • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)

    NextPrevious

    Tópicos recentes

    • Enem 2018: 5 mudanças que você precisa saber
    • Enem 2018: pedido de isenção da taxa de inscrição já pode ser feito; veja quem tem direito
    • Enem 2017: espelhos da redação estão disponíveis para candidatos
    • Procrastinação aqui não!
    • SISU 2018: Último dia de inscrições!

    Comentários

      Arquivos

      • abril 2018
      • março 2018
      • fevereiro 2018
      • janeiro 2018
      • dezembro 2017
      • outubro 2017
      • setembro 2017
      • agosto 2017
      • julho 2017
      • maio 2017
      • março 2017
      • fevereiro 2017
      • janeiro 2017

      Categorias

      • Classic
      • Notícia
      • Uncategorized

      Meta

      • Fazer login
      • Posts RSS
      • RSS dos comentários
      • WordPress.org
      Design por: PopCorn | Desenvolvido por: Nauweb
      • Área Acadêmica
        • Conteúdos do Curso
        • Resultados Acadêmicos
      • Aulão Elite
      • Candidatos já podem consultar vagas do Sisu 2018
      • Como usar os simulados para ter um bom resultado no Enem
      • Confirmação Inscrição
      • Confirmação: Pré-inscrição Intensivo
      • De médico pra médico
      • DICA DO CABEÇA #4 – REDAÇÃO
      • DICA DO CABEÇA #6
      • Extensivo 2018
      • Inscrição Confirmada Simulado Enem Elite BH
      • Inscrição Confirmada Workshop Medicina
      • INTENSIVO PRÉ-ENEM
      • MatBase (Lista 07)_Potências e Raízes
      • Matemática Básica
      • Matrículas Extensivo 2016
      • Pré-Inscrição Concluída no curso de redação.
      • Pré-inscrição Concluída: Matemática Básica
      • Pré-Matrícula efetivada com sucesso!
      • Redação
      • Redação com tema polêmico? Entenda limite entre direitos humanos e liberdade de expressão
      • Início
      • Elite – Relembre nossa trajetoria
      • Professores
      Sistema Elite BH