O Sistema ELITE de Ensino nasceu da ideia de unificar esforços educacionais em várias regiões do país. No fim da década de 90, engenheiros do ITA, fundadores de cursos preparatórios no Rio de Janeiro e no Pará, decidiram juntar forças pois enfrentavam dificuldades bastante parecidas.
O diagnóstico do mercado educacional brasileiro era o denominador comum: alunos tinham baixa autoestima e, em muitas escolas, os professores eram desencorajados a ministrar conteúdos com profundidade.
Enfrentando tal situação com convicção, surge o ELITE, quebrando paradigmas e conquistando resultados expressivos rapidamente, sobretudo em vestibulares de Medicina, IME e ITA. Este fenômeno, encorajou iteanos de outros estados, com ideal comum, a fundarem cursos utilizando-se da mesma metodologia e valores. O principal fundamento desta proposta é contar com professores de altíssimo nível, com profundo conhecimento, motivadores, engajadores e sobretudo, com histórias inspiradoras.
Ao perceber que tinham diretrizes semelhantes, os diretores destes cursos resolveram criar o Sistema ELITE de Ensino, que começou pela troca de experiências e reaplicação de estratégias bem-sucedidas.
Atualmente o Sistema ELITE de Ensino conta com dezenas de unidades, transformando vidas de jovens com aspirações extraordinárias.